Conceito de Telemarketing

Telemarketing é o sistema de comercialização que traz retorno em curto espaço de tempo, com um grande alcance de vendas, auxiliando e multiplicando os resultados da Mala Direta, das vendas externas e também de outros recursos promocionais.
É versátil podendo promover a comercialização de qualquer produto ou serviço e os resultados são mensuráveis em todo o seu fluxo.
As suas vantagens incluem além de todos os aspectos comuns às ações de marketing direto, a possibilidade de estabelecer um diálogo direto com o cliente comparável apenas à venda pessoal.
Existem dois tipos de ações de telemarketing:
- Ativo: Envolve todas as ações nas quais o contato é iniciado pela empresa-cliente, ou seja ocorre de dentro para fora.
- Receptivo: Este tipo de telemarketing ocorre quando o cliente liga para a empresa. Este contato tanto pode ser motivado por um pedido de informação, como por uma necessidade específica do cliente. As linhas gratuitas (DDG - 0800) são a principal expressão deste tipo de telemarketing.

"As 10 vantagens do Telemarketing"


1. Interatividade: é a mídia mais pessoal e interativa que existe;

2. Flexibilidade: muitas operações são montadas durante um curto período para atender as exigências da empresa;

3. Replanejamento: a qualquer momento uma estratégia poder ser modificada, já que as informações de seu sucesso chegam rapidamente;

4. Otimização: num mesmo contato muitas informações podem ser repassadas ou cadastradas de um mesmo cliente;

5. Controle: é razoavelmente fácil controlar uma operação de telemarketing, já que todas as informações trafegam em sistema;

6. Foco: condições especiais de preço e conteúdo podem ser ofertadas para clientes da mesma empresa;

7. Cobertura: pode atingir distâncias continentais em segundos;

8. Comodidade: tanto para o comprador quanto para o vendedor;

9. Custo: é mais barato vender pelo telemarketing, pois os custos de comissões, estrutura e logística são muito menores do que em uma loja;

10.Velocidade: um operador de telemarketing pode efetuar 70 contatos com empresas no mesmo dia, já um vendedor de campo pode, em média, visitar 12 clientes.